Mostrar mensagens com a etiqueta Fotos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fotos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Praia ao final da tarde

Uma varanda sobre o oceano - São Pedro de Moel - 1
Se fosse botânico saberia o nome desta linda flor - 2
Não sei o nome destas flores, mas eram coloridas e viçosas - 3
As cadeiras amarelo canário já estavam arrumadinhas - 4
Pormenor do gradeamento da calçada fronteiriça à praia - Praia da Vieira - 5
A calçada semi-deserta - Praia da Vieira-  6
Pôr-do-sol - São Pedro de Moel - 7
O sol desmaia sobre as águas de  São Pedro de Moel - 8
Hoje esteve um dia estival e eu, depois do trabalho, montado na minha azulinha, decidi ir ver o cair do dia na praia. Ficam aqui algumas fotos dos momentos.

PS. Agora tenho a mania que sou fotógrafo. Já não bastava a mania que sou escritor. Que mais manias virão a seguir?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estudos fotográficos por terras do Oeste

Um 'ganda cromo' à entrada de uma loja em Lisboa -1
Um chalet no Bombarral - 2
Porta de entrada de uma quinta afidalgada - Bombarral - 3
Uma fonte do séc. XIX - Bombarral - 4
Uma típica casa campesina - Turcifal - 5
Santuário do Sr. da Pedra - Óbidos - 6
Santuário do Sr. da Pedra - Óbidos (vista do castelo) - 7
Porta do séc. XVII - Óbidos - 8
Santuário do Sr.da Pedra - Óbidos - 9
Janela curiosa - Santuário do Sr. da Pedra - Óbidos - 10
Acreditam que esta pandeireta ainda anda e está à venda? Reparem bem no pormenor do tijolo a segurar o quadro. - 11
'Pasteleiras' aos montes - Alcobaça - 12
'Pasteleiras' aos montes - Alcobaça - 13
Azulejaria a recriar o fabrico do tijolo - Aljubarrota - 14
O 'Passeio Público' da aldeia: a Feira - Aljubarrota - 15
Fontanário do séc. XIX - Aljubarrota - 16
Fábrica de tijolos desactivada - Batalha - 17
Fábrica de tijolos desactivada - Batalha - 18
Fábrica de tijolos desactivada - Batalha - 19
Fábrica de tijolos desactivada - Batalha - 20
Tijolos em pilha - 21
O interior da fábrica- 22
A estrutura do tecto - 23
A sala da cozedura - 24
De dentro para fora: apenas a natureza - 25
Uma casa humilde - Aljubarrota - 26
O pormenor do trapo na porta - Aljubarrota - 27
Uma janela gasta pelo tempo - Aljubarrota - 28
Casa campesina abandonada - Aljubarrota - 29
D. Nuno Álvares Pereira - Aljubarrota - 30
Hoje, à vinda de Lisboa para Leiria, estava uma tarde primaveril e decidi gastar algum tempo pelo caminho.  Escolhi a estrada nacional, que percorre a região oeste, em direcção às Caldas da Rainha. Passei pelo Murcifal, Torres Vedras, Bombarral e fiz um desvio até à Lourinhã, sempre acompanhado por um céu azul, como já não via há algumas semanas. Nos campos lindos e verdejantes, andavam tractores agrícolas no amanho da terra. Viam-se ao longe cavalos de crinas ao vento. Cheirava ao mesmo tempo a gado, a fumo de carvão e a estrume fresco. Parei em alguns locais para fotografar, não em tantos como gostaria, ou a viagem, que demorou mais de 3 horas, teria sido substancialmente mais longa. Fotografei casas campesinas, janelas que me chamaram mais a atenção, um chalet, um bebedouro de água do século XIX, um santuário. Visitei uma fábrica de tijolos abandonada, para os lados da Batalha, onde me demorei mais do que nos outros locais, decidido que estava a captar a magia do lugar. Finalmente, cheguei a casa, ao morrer da tarde, sabendo que a remoção do órgão, que tanto insistem em me tirar, vai ficar em lista de espera. Mais tarde serei avisado - na véspera da cirurgia, imagine-se! - e só terei tempo de fazer a malinha tipo 'Linda de Suza' e lá vai ele todo descontente rumo a Lisboa. Assinei dois papéis sinistros que, após demorada leitura, logo aproveitada pela médica para gracejar com os vícios da minha (de)formação académica, me deixaram com a  estranha sensação de estar a firmar a autorização da minha própria sentença de morte. Perguntei-lhe, algo temeroso: 'A operação tem riscos?' Resposta da simpática médica: 'Não há intervenções cirúrgicas sem riscos e o senhor não seria o primeiro a finar-se numa mesa de cirurgia'. Bastante mais esclarecido com a 'resposta reconfortante' da Drª Isabel Paixão (que de piedosa não tem nada!), saí a assobiar para a rua, para descontrair, e foi no que deu: vejam esta minha pequena incursão fotográfica.

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Figueira da Foz num Domingo de sol

A ponte da Figueira da Foz - 1
O passadiço - uma bela vista para o oceano - 2
A avenida principal -  3
O famoso relógio - 4
Uma perspectiva mais aproximada - 5
Um dos hotéis de charme da Figueira da Foz - 6
'As três meninas vão à praia' - Figueira da Foz - 7
Marina piscatória - 8
Tainhas aos montes! - 9
A rebentação na areia - 10
A zona pedonal - 11

Numa estranha vertigem de quantidade, eis que publico mais umas quantas fotos, desta vez da Figueira da Foz, fruto de mais um dos meus passeios dominicais. Com o brilho do sol, as cores vibram e reverberam belezas ímpares e bom astral.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Do baú das velharias

Arrábida 1975 - Eu sou aquele 'loiro guedelhudo'' que finge que vai bater no miúdo
Portobello Road - Londres 1978
A minha saudosa Casal de 5v - Almada 1977
Em casa - Almada 1977
A canalha - Almada 1977
Um barco que já não existe - Setúbal 1992
Quando os 'The Beatles' tinham 5 elementos na banda - Londres - Museu da Madame Tussaud - 1993
Mafra - EPI - 1984 (o da direita sou eu)
Fumando um pensativo cachimbo -  Costa da Caparica 1991
Bebendo um pensativo café - Costa da Caparica 1991
Enquanto não digitalizo algumas fotografias antigas, entretenho-me desta forma. A qualidade fica deplorável, mas enfim.