quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Atomic Rooster na Piedade



Os Atomic Rooster, uma banda de rock progressivo britânica, cujo primeiro baterista tinha sido Carl Palmer, à data já membro do prodigioso trio, Emerson, Lake & Palmer, atuaram em 1973 na Cova da Piedade. Foi a primeira banda de rock estrangeira a cujo concerto assisti ( os Black Sabbath e os Procol Harum estiveram em Cascais no mesmo ano e o Elton John em Vilar de Mouros ).

Antes do 25 de Abril, os concertos pop/rock, aqui no jardim à beira mar plantado, eram escassos e cada vez que uma banda estrangeira atuava, a juventude endoidecia por completo e os bilhetes esgotavam muitos meses antes do evento.

Em 1973, tinha eu apenas 12 anos de idade, na noite em que teve lugar o concerto, juntamente com alguns amigos, conseguimos ludibriar o porteiro e entrámos à borla no salão de festas da SFUAP (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense).

Foi o meu primeiro contacto com: guedelhudos com tiras de pano na cabeça a segurar o cabelo; barbudos com os pulsos decorados com pulseiras de missangas; umbigos à mostra; calças à boca-de-sino; maxi casacos de ganga; saltos altos; bornais militares a tiracolo; óculos coloridos à John Lennon, tudo mesclado com o forte odor de uma substância que pairava no ar, mas que à data não conseguia identificar.

Fiquei junto ao palco a admirar os músicos, estarrecido com o som estridente das guitarras, com os fumos de palco e os jogos de luzes, sempre com um olho na entrada, não fosse um dos porteiros descobrir um puto no meio daqueles hippies fim de estação da Cova da Piedade.

Nenhum de nós foi descoberto, até porque a sala estava demasiado cheia e na penumbra. Creio que naquela noite perdi grande parte da minha inocência. Os meus pais nunca souberam que eu havia estado num concerto rock. Pensavam-me em casa de um amigo. E ainda bem.

7 comentários:

  1. Grande concerto: Atomic Rooster;Heavy Band, com Zé Nabo e Filipe Mendes (Phill Mendrix) e Kamasutra com Rui Pipas, se não estou enganado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que na altura deste concerto o Rui Pipas já tinha falecido, vítima dum acidente com um veículo militar, e substituído pelo Jaime Gonçalves (também conhecido por Jaime "Gadelhas").

      Eu inclui-o na formação dos Kama Sutra noutra resposta que aqui dei mas depois lembrei-me da alteração que ocorreu antes: Zé da Cadela foi substituir o Pedro Taveira na bateria e, simultâneamente, Jaime "Gadelhas" ocupou o lugar deixado vago pelo saudoso Rui Pipas - Rui Pereira da Silva.

      Eliminar
  2. Também foi o meu 1° concerto. Devia ter uns 13 anos. Se não estou em erro a banda pt na abertura foram os 1111.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive lá nos 2 dias, no pavilhão da SFUAP, devia ter uns 15 anos mas não houve nenhum 1111 na abertura.

      No sábado, dia 2 de Junho de 1973, quem abriu, já com 1 hora de atraso, foram os Kama Sutra onde alinhavam: Zé da Cadela (bateria), Gino Guerreiro (baixo) Rui Pipas (guitarra) Zé Cancela (órgão Hammond) e Barata (voz principal).
      Depois, surgiu a Heavy Band com Filipe Mendes (guitarra e voz), Zé Nabo (baixo), João Heitor (bateria) e Chico (órgão).

      Depois de quase uma hora de intervalo para mudar a bateria e todo o material de "backline" surgiram então, já perto da 1 da manhã os Atomic Rooster liderados por Vicente Crane (órgão Hammond) e com Chris Farlowe na voz, Rick Parnell na bateria e um tal John Mandala na guitarra.
      Não tinham baixista e a linha de baixo era feita ora pela pedaleira do Hammond ou pela mão esquerda de Vicent Crane.
      No domingo, dia 3 de Junho, repetiu-se a dose com a mesma sequência mas já sem os longos intervalos mas também com a ausência do show de luzes.

      Sei todos estes pormenores porque na altura anotava todos os pormenores dos concertos e já tinha visto anteriormente Procol Harum no Dramático de Cascais a 24 de Fevereiro e também os Blood, Sweat and Tears no Verão desse ano de 1973.

      Antes disso, a minha estreia em concertos foi algures em finais de 1972 no cinema Alvalade com o grupo alemão Embryo, de Munique, ligados à onda do "krautrock".

      Agora não sei onde foste buscar os 1111 para entrada do IV Festival da Juventude de Almada.

      Eliminar
    2. Há algum registo fotográfico da passagem dos Atomic Rooster por Almada? Cartaz, bilhete do concerto..

      Eliminar
    3. Boa noite. Eu era demasiado jovem e não fotografei nem tão pouco guardei o bilhete. Já tentou uma procura no google?

      Eliminar
  3. Os 1111 atuaram mas foi no 1º Vilar de Mouros.

    ResponderEliminar