sábado, 8 de outubro de 2022

Santiago de Compostela - A Meca dos Caminheiros


Alguns caminheiros peregrinam até Santiago de Compostela todos os anos e fazem-no por trilhos diversos, com partida desde os lugares mais díspares. A expressão "Bom Caminho!", useira e vezeira nestas lides, é, lugar-comum, o desejo que se expressa quando se saúda um andante em viagem peregrina até à Meca dos pedestres religiosos.

Nunca fui em peregrinação a Santiago de Compostela porque nunca senti esse apelo. Mas já fui a Fátima a pé, desde o Reguengo do Fetal, pelo meio dos campos e adorei, simplesmente pela experiência de atravessar a serra. A minha religiosidade é próxima do zero, embora acredite no Bem e no Mal, na possibilidade de optarmos por um ou por outro e também no meu pendor para, regra geral, escolher o primeiro item em detrimento do segundo.

Por muito que não o admitam, há uma indisfarçável chamada religiosa na vontade de fazer "O Caminho". Sei de quem já o fez 20 vezes e tenho um amigo que se encontra precisamente a fazer o 15º ou 16º percurso pedestre até à mítica cidade sagrada galega.

Fazer “O Caminho”, na sua essência simbólica, não difere das “peregrinações” motards até aos Picos da Europa, a Góis ou a Faro, das caminhadas até Fátima em dias de celebração das presuntivas aparições ou das idas em excursão a Lourdes ou a Jerusalém. O ato de fazer qualquer destes percursos encerra em si uma marca identitária grupal, como se fora uma espécie de rito necessário para se afirmar a pertença a uma determinada tribo. Há muçulmanos que se endividam por largos anos para custear uma única ida a Meca, na Arábia Saudita.

Já fui desafiado várias vezes para fazer “O Caminho” mas não creio que alguma vez venha a sentir esse apelo. Prefiro, outrossim, as caminhadas em grupo pela serra, com risadas e muitas fotografias, a terminar em piquenique sob a copa frondosa de um qualquer castanheiro.

No entanto, “Bom Caminho!”, também é o meu desejo para alguns amigos e companheiros destas andanças que deambulam por estas horas em estradas sagradas, lá para os lados da terra dos galegos.

Sin embargo, soy optimista porque dadas las circunstancias estamos todos en el buen camino.

Vaya Con Dios!

Sem comentários:

Enviar um comentário