quarta-feira, 28 de março de 2012

Gandhi

Fonte: Internet

Numa certa ocasião perguntaram a Mahatma Gandhi quais eram os factores que destruíam o ser humano e ele terá respondido assim: 

"A Política sem Princípios; o Prazer sem Responsabilidade; a Riqueza sem Trabalho; a Sabedoria sem Caráter; os Negócios sem Moral; a Ciência sem Humanidade e a Oração sem Caridade. A vida tem-me ensinado que as pessoas são amáveis, se eu for amável; que as pessoas são tristes, se eu estiver triste; que todos me querem bem, se eu quiser o bem deles; que todos são maus, se eu os odiar; que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrir; que há rostos amargurados, se eu estiver amargurado; que o mundo é feliz, se eu for feliz; que as pessoas têm nojo, se eu sentir nojo; que as pessoas são gratas, se eu tiver gratidão. A vida é como um espelho: Se sorrio, o espelho devolve-me o sorriso. A atitude que tomo na vida, é a mesma que a vida tomará ante mim." *


* É mais fácil dizer do que concretizar. Existem as palavras e os atos e a distância entre eles é muitas vezes considerável. Não deixa, porém, de ser pedagógico, (re)ler as palavras, consequentes com as suas atitudes, de uma das personagens mais fabulosas do século XX. Gandhy protagonizou a verdadeira "revolução de veludo", a resistência pacifica ao opressor e provou que, afinal, o Bem pode vencer o Mal. Basta tão-somente querermos. E o querer é quase tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário