domingo, 13 de fevereiro de 2011

Largo da Matemática

Largo da Matemática - Coimbra - Novembro de 2010

"A Matemática é para poucos" 
vulgata popular
A Matemática ocupa o lugar das disciplinas que mais reprova os alunos na escola. A justificativa que a comunidade escolar dá a esta "incapacidade" do aluno com esta área do conhecimento é que "matemática é difícil", e o senso comum confere-lhe o aval. Como a matemática é considerada útil, o aluno não pode passar para o ano seguinte sem atestar o seu conhecimento na disciplina e desta forma aceita-se inclusive que  ele seja reprovado apenas em matemática. Nos meus tempos de estudante liceal, com poucos hábitos de estudo - que só se manifestaram já próximo da entrada para a Universidade -,  sempre desprezei a matemática. Fosse por não a entender, ou porque me enfastiava de tal forma que me recusava  fazer um esforço para me entrosar com a sua linguagem áspera e abstracta, sempre nutri por ela uma antipatia antiga. Hoje, reconheço ter bastantes lacunas no conhecimento matemático, muitas delas quase impossíveis de serem supridas,  facto que me  tem prejudicado em alguns aspectos práticos da vida.

Naquele instante, ao deparar-me com o Largo da Matemática, situado no casco antigo da cidade de Coimbra, muito perto das mais antigas Repúblicas estudantis, e a avaliar pelo estado dos prédios que por lá se encontram, creio ter encontrado uma boa metáfora fotográfica para definir o nível do meu conhecimento  da disciplina: simplesmente ruinoso. Deus me valha!

Sem comentários:

Enviar um comentário