quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Sopa mumificados & bacalhau


Hoje de manhã, por algum pressentimento que desde há uns dias me vinha assaltando a mente, abri a porta do congelador e deparei-me com uma gruta de gelo, parecida com aquela que vi nos arredores de Chamonix há alguns anos atrás, no meio de um glaciar nos alpes franceses. Havia formações de estalactites e estalagmites e o gelo, nalguns lugares, apresentava tonalidades verdes, porque, entretanto, a salsa e os coentros congelados começaram a derramar líquido. Parei para pensar. Como irei eu resolver este problema já que o frigorífico tem tanto gelo acumulado que a porta já nem fecha corretamente? Não posso retirar as coisas e deixá-las durante horas sem refrigeração, porque estamos no verão e arrisco deixar a comida estragar-se. Não tenho outro frigorífico nem me passa pela cabeça pedir a alguém que guarde os meus alimentos durante cerca de duas horas, que é o tempo que geralmente dura uma descongelação. Ponderadas as hipóteses, decidi desligar o aparelho e cozinhar tudo o que fosse alimentos rapidamente perecíveis. No congelador encontrei: bacalhau desfiado; ervilhas, coentros; esparregado; salsa; caldo verde e amêijoas vietnamitas.

Depois de desligado o aparelho, comecei a tarefa inglória de retirar as camadas de gelo com a ajuda de uma espátula. Sem exagero, penso que terei retirado cerca de 2 kgs do congelador, tudo para conseguir descortinar o que se encontrava afundado nas neves eternas do meu frigorífico. Após a descoberta dos híper congelados produtos, rapidamente cogeminei uma solução prática. Decidi fazer uma sopa suis generis a que dei o nome de ““sopa mumificados & bacalhau”.

A receita é simples e a sua conceção e produção surgiu espontaneamente. Coloca-se num tacho grande cebola picada, alho, azeite e deixa-se refogar. De seguida, juntam-se os legumes com água, sendo que foram estes os que eu utilizei: ervilhas; coentros; esparregado; salsa; caldo verde; alho francês; coentros e aipo. O tempero com sal e azeite é em quantidades qb. Depois dos legumes cozidos, utiliza-se a varinha mágica para desfazer muito bem os legumes até ficarem em puré. Finalmente coloca-se o bacalhau desfiado e deixa-se cozer também.

Para acompanhamento da sopa, decidi cozer as amêijoas vietnamitas. De seguida retirei a água da cozedura e, no mesmo tacho, coloquei alho, cebola picada, sal e pimenta, limão, muitos coentros e deixei alourar. Vou acompanhar com pão para o molho e uma bebida ao meu gosto.
Em resultado da minha tarefa matinal, fiquei com dois pratos cozinhados e um congelador limpinho e praticamente vazio.

Sem comentários:

Enviar um comentário